BICHECTOMIA - O QUE É ? QUAIS os RISCOS ?



Bichectomia. Você já se pegou olhando no espelho e pensando como seria seu rosto com bochechas menos proeminentes? 

Saiba que esse é um pensamento comum que passa pela cabeça de muitas mulheres e que nos últimos tempos se tornou possível devido a Bichectomia. 

O nome pode parecer estranho à primeira vista, mas se refere a um procedimento cirúrgico que remove a chamada Bola de Bichat, a ‘gordura’ da bochecha.

ichectomia - O que é  ? Quais os Riscos? Quem pode Fazer ?

Mas, antes de ir correndo marcar a sua Bichectomia é importante conhecer os seus prós e contras. 

Embora seja um procedimento relativamente simples tem alguns riscos que devem ser conhecidos pelos pacientes. 

A autoestima é muito importante, mas os cuidados com a sua saúde física também. 

Venha conferir comigo , como funciona a cirurgia, quem pode fazer a bichectomia e muito mais...

Bichectomia Antes de Depois


Selecionei para vocês alguns vídeos com antes e depois da bichectomia e com vários detalhes interessantes sobre está técnica.


Confira os vídeos abaixo :











O que é Bichectomia ?


Basicamente a Bichectomia consiste num procedimento em que é removida a Bola de Bichat que é um tecido adiposo localizado em frente ao músculo masseter e próximo do músculo bucinador. 

A função dessa estrutura é desconhecida, alguns médicos acreditam que a Bola de Bichat é um auxiliar para os recém-nascidos conseguirem mamar, mas que depois disso não tem nenhuma função.

Ainda há a discussão do quanto esse tecido gorduroso pode fazer falta durante o processo de envelhecimento. 


Contudo, já há estudos que demonstram que se a proeminência desse tecido adiposo incômoda no presente continuará no futuro mesmo que haja um emagrecimento destacado. 

Veja também : Como Afinar o Nariz com Maquiagem?

Essa estrutura não muda de tamanho conforme o corpo emagrece. A principal questão de segurança é encontrar um profissional devidamente habilitado para realizar a Bichectomia.

Quais os Riscos Da Bichectomia


Na comunidade médica há grande discussão a respeito do perigo da popularização da Bichectomia.

Pois cada vez mais pessoas tem buscado o procedimento com foco na aparência, mas sem saber a quais riscos estão submetidos. 

Veja também : Como Usar o Corretivo no Rosto

Pensando nisso listamos os principais riscos que esse procedimento pode oferecer:

- Falta da Bola de Bichat


Como o procedimento é relativamente novo os médicos ainda não sabem quais serão as consequências no futuro da remoção da Bola de Bichat. 

Para alguns especialistas esse tecido gorduroso tem grande importância para a estrutura do rosto durante o processo de envelhecimento. 

Pessoas que removeram esse tecido agora podem sentir sua falta quando estiverem idosas observando que o rosto não possui segurança estrutural.

- Local perigoso


Os pacientes que desejam passar por uma Bichectomia precisam ser alertados do gande risco a que estão se submetendo devido ao fato de que a Bola de Bichat fica situada num local delicado em meio a nervos e canais salivares. 

O profissional que irá realizar a remoção deve ser bem preparado para tal, pois um erro de menos de meio centímetro pode comprometer alguma função importante ligada a salivação ou mastigação.

- Profissionais despreparados


Dentre os grandes riscos de realizar o procedimento de Bichectomia está o de escolher um profissional pouco preparado para realizar a cirurgia. 

A popularização do procedimento fez com que muitos indivíduos buscassem cursos rápidos sobre Bichectomia não tendo um amplo conhecimento a respeito. 

Se você está decidido a realizar o procedimento pesquise e peça indicação de profissionais aos seus amigos e conhecidos (continue lendo e saiba quais são os profissionais habilitados).



Quem Pode Fazer a Bichectomia


Ao começar as suas pesquisas a respeito de profissionais que oferecem a realização de Bichectomia é provável que você se depare com alguns cirurgiões-dentistas. 

Há alguma controvérsia sobre o uso da técnica por profissionais da odontologia uma vez que a remoção da bola de Bichat tem muito mais riscos do que uma remoção dentária.

Apesar disso dentistas que são capacitados - com a realização de cursos com carga horária teórica e clínica - podem oferecer o procedimento assim como cirurgiões plásticos. 

Devemos lembrar que os dentistas estudam entre quatro e cinco anos apenas a cabeça e o pescoço tendo conhecimento da região, mas ainda assim um curso de capacitação é relevante.

Além de verificar a capacitação do profissional recomendamos que antes da Bichectomia o paciente faça uma pesquisa sobre o mesmo para saber o que outras pessoas que passaram pelo consultório dizem. 

A melhor forma de saber o quanto um médico ou dentista é competente é através do conhecimento dos seus pacientes.

Riscos de fazer a  Bichectomia


Para quem está considerando fazer uma Bichectomia citamos novamente os riscos que são a estrutura adiposa fazer alguma falta no futuro, haver algum erro médico durante o procedimento afetando funções como salivação ou mastigação e se deparar com um profissional pouco preparado.

Porém, é válido dizer que as incidências de erro médico são baixas e que em muitos casos o próprio organismo repara o dano. 

Veja Mais Dicas Aqui do Blog :





Considere se é realmente importante para você passar pela Bichectomia para aumentar a sua autoestima.

Deixe seu comentário me contando o que achou e compartilhe esta matéria nas suas redes sociais, para mais pessoas conhecerem melhor sobre o procedimento da bichectomia.

2 comentários:
  1. Em alguns poucos casos até acho que vale a pena tirar.. mas tem muitos "antes e depois" que eu acho mais bonito o "antes"!! Eu tenho as bochechas meio gordinhas, mas gosto delas assim. Claro que é opinião minha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a pessoa tem que avaliar bem, porque não é uma cirurgia tão simples quanto parece não. Obrigada por deixar sua opinião, beijos.

      Excluir