Descubra Qual o Tipo do Seu Cabelo e Aprenda a Cuidar Dele


Você sabe exatamente , qual é o seu tipo de cabelo e como cuidar dele, para deixá-lo super lindo e bem cuidado?

Que existem vários tipos de cabelo, você já sabe. 

No entanto, as classificações de fios lisos, cacheados, ondulados ou crespos que conhecemos, que são os tipos mais comuns no Brasil, não são tão simples assim como imaginamos. 

Talvez você não saiba, mas ao ser abordada com a pergunta “Como é o seu cabelo?”, dizer que o seu cabelo é simplesmente liso ou cacheado, por exemplo, pode deixar a resposta muito vaga.



Descubra Qual o Tipo do Seu Cabelo



Isso porque há uma diversidade de estruturas de fios e cada uma delas possui uma textura e espessura específicas, características que definem realmente como é o cabelo. 


Então, continue lendo esse artigo e aprenda tudo direitinho!





Tipos de Cabelos e Como Cuidar



Uma tabela criada nos Estados Unidos, chamada de Andre Waler System, ajuda muito bem a entender como isso funciona.

Ela define as categorias de cabelo levando em conta o tamanho do cacho que é formado em cada um, classificando-o em Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 ou Tipo 4. 

Dentro destas, a textura do fio (se ele é fino, médio ou grosso) é especificada com as letras A, B ou C. Quanto menor é o cacho, maior é o seu número dentro da tabela.

O sistema é importante não só para que a mulherada saiba qual é o seu tipo de cabelo, mas também quais são os tratamentos e cuidados ideais para manter as madeixas sempre saudáveis e bonitas. Quer entender como funciona a tabela e descobrir qual é o seu tipo de cabelo e como cuidar dele?

Tipo 1 – Cabelo Liso

Tipo 1 – Cabelo Liso





São os cabelos totalmente retos, que não possuem nenhuma ondulação desde a raiz até as pontas. 

Normalmente, eles costumam ser bem sedosos e macios, uma vez que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo atinge toda a sua extensão sem qualquer dificuldade.

1A Cabelo Liso Fino:

Quem tem esse tipo de cabelo possui fios pouco encorpados, bastante brilhantes, mas com tendência a ficarem muito oleosos. 

Outra característica dele é ser difícil de modelar, deixando a desejar quando o assunto é penteados ou acessórios, por ser muito escorrido.

Como cuidar de Cabelos lisos finos ?


A dica para mantê-lo sempre bonito e saudável é usar produtos cosméticos bem leves para não deixar o aspecto pesado. 

Também é necessário apostar em linhas próprias para cabelos oleosos e que dêem mais volume, como aquelas à base de silicone.

1B (Liso Médio)

Quem tem esse tipo de cabelo possui fios mais encorpados e com mais volume. Por não ser tão escorrido quanto o tipo 1A, é um pouco mais fácil de modelar penteados ou usar acessórios sem escorregar.


Como cuidar de cabelos liso médio ?


Da mesma forma que o 1A, o ideal é usar produtos leves para não deixar o cabelo com aspecto pesado e apostar naqueles que eliminem o excesso de oleosidade no couro cabeludo e que dêem mais volume.

Como aqueles à base de silicone. Alterná-los com um produto mais hidratante também é uma boa dica para manter o brilho e alinhamento dos fios por mais tempo.



1C (Liso Grosso)


Quem tem esse tipo de cabelo possui fios retos, pesados e bastante difíceis de modelar, podendo ser facilmente visualizados um a um na cabeça de tão grossos que são.


Como cuidar de Cabelo Liso Grosso?


Os cuidados essenciais para manter esse tipo de cabelo sempre bonito e saudável é lavá-lo com certa frequência, de modo a reduzir o excesso de oleosidade da raiz. 

O condicionador merece uma atenção especial, não devendo ter consistência muito densa e nem muito pesada.

Tipo 2 – Cabelo Ondulado


Tipo 2 – Cabelo Ondulado


São um meio termo entre o liso e o cacheado. Ou seja, não são lisos, mas não também não formam cachos em formato espiral, como no caso dos cacheados. 

Veja também : Hidratação para Cabelos Cacheados

As mechas, geralmente, têm formato de um “S”, parecidas com ondas. Costumam ser mais sedosos na raiz, que é lisa, e com tendência ao frizz no comprimento.

2A (Ondulado Fino)

Quem tem esse tipo de fio tem o cabelo quase liso, formando apenas um “S” bem suave por ser bem fininho. Ele costuma ter bem pouco volume e é bem fácil de modelar.

Como cuidar de cabelo ondulado fino ?

A dica para mantê-lo sempre saudável e bonito é apostar em produtos leves e em pouquíssima quantidade para não oferecer um aspecto pesado. 

Prefira usar moderadamente mousses, loções e géis em vez que manteigas e cremes, que podem deixar o cabelo muito murcho.

2B (Ondulado Médio)

Esse tipo de cabelo já forma mechas com formatos de “S” perfeitos. Por possuir memória forte, é mais difícil de ser modelado e tende a ter frizz.

Como cuidar?


Neste caso, os cuidados ideais resumem-se em usar sempre produtos à base de mousse ou gel para manter o formato de ondas, além de finalizadores anti-frizz.

2C (Ondulado Grosso)

Neste tipo de cabelo, as ondas já são bem definidas e menos espaçadas, quase formando cachos. 


Por ter fios mais grossos e volumosos, já é bem mais difícil de modelar e com forte tendência ao frizz.



Como cuidar?

A dica para mantê-lo domado é abusar de mousses e finalizadores anti-frizz, além de cremes ativadores de cachos leves, uma vez que não formam cachos propriamente ditos.

Tipo 3 - Cabelo Cacheado

Tipo 3 - Cabelo Cacheado


São cabelos que formam cachos já definidos e simétricos, em formato espiral ou mola. Costumam ser mais ressecados quando não há os cuidados necessários, uma vez que a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com tanta facilidade ao comprimento dos fios.

3A (Cabelo Cacheado Fino)


Possui cachos mais soltos, largos e regulares, muito parecidos com aqueles modelados com um babyliss. 

Esse tipo de cabelo ainda tem característica sedosa e brilhosa, uma vez que o óleo natural ainda consegue chegar até a extensão dos fios.

Como cuidar de cabelos cacheados finos?


A dica para manter os cachos sempre definidos e bem cuidados é investir em produtos como géis, cremes ativadores e leave-ins, desde que não sejam muito pesados, além de shampoo sem sulfato.

3B (Cabelo Cacheado Médio)

Possui cachos mais enrolados e apertados que o tipo 3A, sendo mais estreitos, regulares e definidos, com um formato espiral completo.


Como cuidar de Cabelos Cacheados Médios?


Os cuidados essenciais com esse tipo de cabelo são apostar em cremes ativadores de cachos com alto poder de hidratação e controle de frizz. 

Também é uma boa ideia usar shampoos e condicionadores hidratantes, além de leave-ins para finalizar a modelagem.

3C (Cabelo Cacheado Grosso)

Possui cachos bem apertados, mais fechados e estreitos, lembrando o formato de um saca-rolhas. Ficam bem grudados aos outros, chegando a se embolar, mas sem perder a sua definição. Os fios são finos e bem frágeis.


Como cuidar de Cabelo Cacheado Grosso ?


Aposte em produtos altamente hidratantes para manter os cachos bonitos e saudáveis, desde o shampoo, condicionador e, principalmente, a máscara de tratamento. 

Finalize a modelação sempre com produtos hidratantes menos densos, como manteigas, cremes e óleos.


Tipo 4 – Cabelo Crespo

Tipo 4 – Cabelo Crespo


São os cabelos conhecidos como afros. Costumam ser mais secos e mais frágeis, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com facilidade à extensão dos fios.


Veja também : Cortes para Cabelos Crespos


4A (Cabelo Crespo Fino)


Possui cachos mega estreitos, com molinhas com largura semelhante ao de uma agulha de crochê.

Como cuidar de Cabelo Crespo Fino ?


Deve-se evitar lavar diariamente, uma vez que possui aspecto mais ressecado. 

A dica é apostar na técnica No Poo (lavagem apenas com condicionador) ou lavar com shampoos sem sulfato. Abuse sempre de produtos hidratantes.

Veja : No Poo, Low Poo e Co-Wash


4B (Cabelo Crespo Médio)


Possui mechas em formato de “Z” (zigue-zague), só que com cachos menos definidos que no tipo 4A.



Como cuidar de cabelo crespo médio ?


Aposte em shampoos mais densos e cremosos, bastante hidratantes. 

A dica é pentear sempre com pentes largos e de madeira e finalizar o cabelo com óleos naturais, como o de côco, argan ou jojoba.

Além de usar leites e manteigas hidratantes específicas para o tipo capilar.

Veja : Hidratação de Quiabo para Cabelos Afros


4C (Cabelo Crespo Grosso)


Possui mechas em formato de “Z” (zigue-zague), mas apenas em algumas áreas, sendo boa parte do cabelo quase sem definição.

Como cuidar de Cabelos Crespos Grossos?


A dica é evitar lavagens diárias e apostar na técnica No Poo (lavagem apenas com condicionador) para não deixar o cabelo ressecado. 


Se for usar shampoos, apenas os sem sulfato são indicados. Finalize sempre com um óleo natural e produtos mega hidratantes, como manteigas e cremes.



Este artigo de hoje, com dicas incríveis para cuidar de todos os tipos de cabelos  foi escrito pela " Raiane Gonoli  do site  Tudo Ela .'' 


Veja Mais Dicas do Blog para Cuidar dos Cabelos








Gostaram desta super dica de hoje ? Cuidar dos cabelos é super importante e para cuidar corretamente, o primeiro passo é identificar o seu tipo de cabelo. 

Se gostou, me conte ai nos comentários o que achou deste super artigo escrito pela nossa autora convidada. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário