Chia Emagrece Mesmo? Descubra os Benefícios da Chia !


Chia Emagrece Mesmo? Descubra os Benefícios da Chia !


Chia Emagrece ? Benefícios da Chia. Com essa moda de alimentação saudável e diferente, cada dia uma coisa nova, a gente nunca sabe o que realmente é bom e saudável ou o que é só modismo.

Pensando nisso resolvi escrever para você sobre a chia. Será que a chia emagrece mesmo ? A chia é uma semente que vem sendo bastante divulgada como emagrecedora.

Para começar vamos falar um pouquinho mais sobre as propriedades da chia e porque ela ajuda no emagrecimento..

Esta dica de hoje esta imperdível para você que quer secar uns quilinhos de forma rápida e natural, venha conferir se a chia emagrece mesmo e todos os benefícios da chia comigo...

Chia  Benefícios - Benefícios da Chia para Saúde e Beleza



Chia  Benefícios


Além de ajudar no emagrecimento a chia, ajuda em várias outras coisas, para melhorar a saúde e beleza !

Veja abaixo quantos benefícios a chia possui , esta sementinha é poderosa mesmo...



1- Semente de Chia Melhora a Pele 


Por ser rica em anti-oxidantes, a chia ajuda a manter a beleza e juventude da sua pele combatendo os radicais livres.

E também por ser anti-inflamatória ajuda a eliminar cravos e espinhas do rosto .


2- Chia é Ótima para o Coração


A semente de chia, é rica em ômega 3 e ácidos graxos, que ajudam a diminuir o mal colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL).

Ou seja, ela é maravilhosa para nossa saúde cardíaca também.


3- Chia Deixa os Cabelo mais Bonitos


A semente de chia é rica em proteínas e óleos essenciais, que vão ajudar a fortalecer os cabelos, e fazer com que seus cabelos cresçam forte e saudáveis.

Este benefício para os cabelos, você consegue ao consumir a chia, pois os alimentos ajudam muito na beleza do cabelo sim veja : Alimentos que Fazem o Cabelo Crescer.

4- Chia Ajuda a Controlar Diabetes


A chia ajuda a manter os níveis de glicose no sangue controlado. 

Isto acontece porque a chia é rica em fibras insolúveis e solúveis, que fazem com que não acha tantos picos de glicose no sangue , quando se consome alimentos ricos em carboidratos.

Ela não cura a diabetes, mas é uma aliada no controle saudável da diabetes...

5- Chia Melhora a Prisão de Ventre ou Intestino Preso


Por ser rica em fibras a chia em sementes, ou a farinha de chia, ajuda a melhorar o trânsito intestinal , fazendo com que seu intestino funcione regularmente...

Se você sofre com intestino preso, veja também esta dica : Remédio Caseiro para Intestino Preso.


Chia Propriedades e Composição


Chia Propriedades



As sementes de chia contem em sua composição os seguintes elementos:

  • Ômega 3: A semente de chia possui uma alta concentração de Omega 3, que é saudável e proporciona para quem consome uma regulação do colesterol. A concentração de Omega 3 na chia é superior à quantidade encontrada na linhaça e até mesmo no salmão que é fonte conhecida desse componente;


  • Kaempferol: um poderoso flavonóide natural antioxidante ajuda a inibir a lipogênese e também tem atividade antidiabética, pois diminui o glicogênio na circulação sanguínea;


  • Ácido caféico: Também é um poderoso antioxidante;


  • Ácido clorogênico: que possui atividades anti-mutagênica, antitumoral, no controle da obesidade, analgésica, antipirética, ansiolítica, anti-microbicida, antifúngica, antiviral, antioxidante, antiinflamatória e anti-angiogênica;


  • Fibras: A chia possui alta concentração de fibras que dão a sensação de saciedade alem dos benefícios para o aparelho intestinal;


  • Cálcio: A chia tem cinco vezes mais cálcio que o leite de vaca, além disso, o cálcio também ajuda a queimar gordura no organismo;


  • Magnésio: Que melhora o condicionamento físico, previne a osteoporose, regula o transporte de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes, alem de diminuir o acumulo de placas de gorduras nas artérias, prevenindo também o aparecimento de doenças coronárias;


  • Manganês: Que auxilia nas funções reprodutivas, desenvolvimento dos ossos, produção de energia , alem de combater os radicais livres prejudiciais ao bom funcionamento do organismo;


  • Fósforo: a falta de fósforo no organismo desequilibra o PH, diminui o apetite, provoca anemia, fraqueza nos músculos, além de dores nos ossos;


  • Proteínas: rica fonte de proteínas e aminoácidos essenciais ao organismo;

Com todas estas propriedades  e benefícios, esta claro que consumir a chia certamente vai trazer muita saúde ao seu organismo, alem das muitas propriedades que ajudam no emagrecimento.

E por falar em emagrecimento, você já viu as dicas para emagrecer que estão no meu canal no YouTube ?

Ainda não?

Então da uma passadinha lá, aproveita e se inscreve para receber as novidades!

Sempre tem dicas ótimas para você. Mas voltando à chia e seus benéficos, vou contar a minha experiência .

Minha Experiência com a Chia para Emagrecer


Eu testei a chia para ver se realmente sacia e diminui o apetite, usei em farinha de chia primeiro e depois usei a chia em sementes.

Pude notar que  a semente de chia é infinitamente melhor para saciedade do que a farinha, poque ela se expande, e causa mais volume no estômago ... 

Consumi uma colher de sopa de sementes de chia com um pote iogurte Fit por dia e notei que realmente este consumo diminuiu o apetite, pois trouxe a sensação de saciedade. 


Chia Emagrece Mesmo ?


A sensação de saciedade causada pelo consumo da chia, associada às propriedades existentes nesta semente ajudam a perder peso de maneira saudável, porém não fazem milagres. 

É necessário cuidados com a alimentação, evitar frituras e praticar exercícios leves, ainda que seja uma caminhada diária de 30 minutos.

Além disso, não exagere na chia, pois 100 gr da semente possuem cerca de 595 calorias. Nada de exagerar na quantidade, uma colher de sopa por dia é suficiente.

Chia  Onde Comprar ? Quanto Custa ? 


A semente de chia ou farinha de chia, pode ser encontrada em todas as lojas de produtos naturais, ai da sua cidade, ela é bem fácil de você achar, ou se preferir pode comprar online também.

O preço da chia em sementes  ou em farinha varia muito de marca para marca, se comprar a granel, sai mais barato, agora se quiser comprar o pacotinho, custa em média R$11,00 um pacote com   150 gramas.

No mercado livre, você consegue achar bem mais barato, pois são marcas menos conhecidas, que eles vendem lá e vendem o quilo, lá você consegue comprar um kilo por R$11,90  fora o frete ...

Diferença enorme né ? O preço de 150 gramas dela de marca mais famosa, sai o preço de um kilo da mesma semente de chia, de marca mais comum...

Mas isto vai do seu bolso e do seu gosto mesmo, eu já usei da mais cara e da mais barata e pra mim o efeito foi o mesmo...

Chia Como Usar ? 



Chia Como Usar ?


A chia pode ser consumida de varias maneiras. Em forma de farinha, óleo ou a semente inteira. Eu prefiro a semente inteira, mas vai do gosto de cada um. Veja algumas dicas de como consumir a chia no seu dia a dia.

  • Triture as sementes no triturador ou ate mesmo no liquidificador para fazer uma farinha e acrescentem 1 a 2 colheres dessa farinha em suas receitas, na massa de pães, hambúrguer caseiro, bolos etc.


  • Acrescente as sementes ou a farinha de chia no iogurte,


  • Consuma a semente ou a farinha de chia com suco de frutas ou vitamina de frutas,


  • Faça um mingau com semente de chia,  leite quente e farinha de aveia,


  • Também é possível fazer um mingau com as sementes de chia moídas feito farinha e o leite quente,


  • Acrescente a chia no final do cozimento do arroz,


  • Faça um "sagu de uva" , usando apenas a  chia e suco de uva, só colocar a chia no suco e deixar de molho por algumas horas, fica muito bom..


  • Misture as sementes moídas com manteiga, margarina ou geléia .
Como você pode ver, existem várias maneiras de se consumir a semente de chia, e com isso agregar esta semente saudável à sua rotina alimentar diária. 

Você pode usar conforme a sua criatividade e gosto, ela é muito versátil.

Alem da chia auxiliar a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade e combate a lípase, o consumo de chia auxilia no combate á inflamações e também ajuda a desintoxicar o organismo. A chia também reduz o colesterol, combate o envelhecimento precoce, ajuda a controlar a diabetes.

A melhor maneira de consumir a chia, e que aproveita melhor os seus nutrientes é em sementes, mas também é possível consumir a chia como farinha e como óleo também.


Se você quer um plano completo para emagrecer com Saúde, eu recomendo que leia esta matéria que postei aqui blog : Emagreça com Doutor Rocha Funciona ? 

E você, já consumiu a chia? O que achou? Comente ai abaixo a sua experiência. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário