Guanidina Estraga o Cabelo ? Cuidado com Este Veneno !



Guanidina Estraga o Cabelo ? Cuidado com Este Veneno !

Guanidina Estraga o Cabelo ?

Oi amigas , hoje vamos falar um pouco sobre alisamento com guanidina e porque ele na minha opinião é um veneno para seus cabelos.

A guanidina não se dá com tintura que vai amônia, não se dá com descoloração e também não se dá com progressiva.

E geralmente quem alisa quer colorir, pois os cabelos acabam ficando opacos.E se você usar tintura junto com guanidina, vai ter corte químico nos cabelos.

Daí já vem o primeiro problema, pois a gente tem mania de pensar, a mais o meu cabelo é diferente, meu cabelo aguenta e não é bem assim.

Qualquer transformação química que você pense em fazer é indispensável que faça o teste de mecha da maneira certa.

Se você quer saber mais sobre a guanidina, confira comigo as dicas de hoje...


Guanidina Estraga o Cabelo Cuidado



Veja abaixo os pontos negativos da guanidina, que vão te levar a  detestar esta química , pois a guanidina estraga o cabelo muito... 

Guanidina pode queimar o couro cabeludo


A guanidina resseca e danífica os cabelos, mas os problemas de trabalhar com a guanidina não param por ai. 

Se você deixar encostar-se ao couro cabeludo ela pode e na maioria das vezes ela faz isto, causar queimadura horríveis e dependendo da queimadura até matar o folículo capilar, o que conseqüentemente deixar a  parte queimada sem nascer cabelos. 

Guanidina não é um produto fácil esse manusear e que pode ser usado facilmente em casa. 

Só deve ser aplicado por um profissional, pois ele requer uma mistura antes da aplicação e se não fizer a mistura nas medidas certas é tragédia capilar na certa.

Além disso, a guanidina tende a deixar os cabelos elásticos.

Se você gosta de clarear ou de mechas, esqueça a guanidina, pois não são compatíveis.

Os alisamentos agem sempre em sua maioria no córtex do cabelo, alterando a estrutura do fie e deixando mais solto ou mais liso dependendo do tempo. 

Mas a cabeça tem diferentes temperaturas, parte quente parte fria e parte morna e isso também altera o tempo de ação dos alisantes. 

Por esta razão o teste de mecha por si só , feito em uma  única mecha isolada , não garante que seu cabelo vai aguentar a química depois de passado nele todo. 

A guanidina é um alisante que age conforme o tempo de aplicação e ação, ou seja, quanto mais fica  no cabelo mais ele altera a estrutura e passando de 20 minutos , pode ate começar a derreter os fios!

A guanidina Estraga o Cabelo e  é Traiçoeira


A guanidina Estraga o Cabelo e  é Traiçoeira



Outro ponto ruim da guanidina é que ela é traiçoeira.  

Você pensa que ela já saiu, parou de agir e pode ocorrer de ela estar lá no fio ainda. 

Por isso é muito importante fazer a neutralização e o enxague diversas vezes até a espuma neutralizante não sair mais cor de rosa. 

Mas se você estiver fazendo isso no chuveiro como vai ver se esta rosa ou não?

Ai é que acontece a tragédia. Você pensa que esta tudo bem e ao longo dos dias os fios passam a ficar elásticos e arrebentam, isso quando não partem de vez.

Alisou com Guanidina Não Tem mais Volta


Outra desvantagem para a guanidina é que, ela faz um processo de alisamento irreversível, ou seja, alisou com guanidina, só quando crescer ou cortar. 

O fio não reverte, não tem permanente que mude, mesmo porque ela não se dá com praticamente nenhum produto que reverta.

Para nós mulheres que gostamos de transformações é um ponto ruim, pois não tem como desfazer.


Quer Usar Guanidina Assim Mesmo ? Atenção para os Cuidados !


Bem mas se com tudo isso que te contei, você já percebeu que a guanidina estraga o cabelo.

Mas se você ainda esta pensando em usar a guanidina nos seus cabelos, não deixe de tomar alguns cuidados essenciais.

  • Não aplique em cima de outro produto químico seja ele qual for.

  • Não aplique em cabelo com tinta a base de amônia, se quiser colorir use tinta a base de água tipo Natucor, Bigen essas assim.

  • Proteja a raiz até um centímetro e o couro cabeludo com vaselina para evitar acidentes
  • Procure um profissional para aplicar
  • Faça o teste de mecha  em pelo menos dois locais diferentes, tipo próximo da nuca e próximo do alto da cabeça.

  • Enxague muito, mas muito, mas muito mesmo e aplique o neutralizante várias vezes até a espuma parar de sair cor de rosa e sair branquinha.
  • Evite  a chapinha.
  • Hidrate,  faça um cronograma capilar ( se não souber fazer veja aqui no blog que eu te ensino) antes e após a aplicação do produto.

  • Se for gestante ou estiver amamentando NÃO FAÇA NENHUM PROCEDIMENTO QUÍMICO nos cabelos, pois pode fazer muito mal ao bebe e a você.


Veja mais Dicas Bacanas Aqui do Blog : 










Espero que tenham gostado das dicas e se você já usou ou teve alguma experiência boa ou ruim coma guanidina comente aqui abaixo.

Me diga também o que achou da matéria de hoje, e também concorda comigo que guanidina estraga o cabelo...
10 comentários:
  1. oi eu tenho queimaduras no couro deve ser por isso que meu cabelo nao cresçe no meu meio tem algo jeito de tratar?ah muito obrigado e a primeira vez que vejo alguem falar desse problema assim obg.aguardo sua resposta linda...boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, por nada, que bom que gostou da matéria sobre a guanidina.

      Se você já esta com este problema de ferir o couro cabeludo, é bom abandonar a guanidina de vez mesmo, e pode e usando alisamentos naturais, para ir domando o cabelo neste período.

      Mas para amenizar o problema, você pode passar um pouco de bepantol pomada, para aliviar as feridas do couro cabeludo, beijos...

      Excluir
  2. Uso há cerca de 7 anos,graças a Deus nunca tive nenhum problema,hidrato meus cabelos toda a semana e eles estão super lindos e ''naturais''. Já com minha irmã foi o inverso,ela usou o produto uma unica vez e quase perdeu todo o cabelo. Obs:não faço uso de nenhuma outra química,não tenho coloração alguma nos cabelos. obrigada pelas informações,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy, que bacana, sinal que seu cabelo é bem resistente e bem cuidado, porque para algumas pessoas o cabelo não aguenta a guanidina não.

      Por nada, que bom que gostou da matéria, beijos.

      Excluir
  3. Olá,minha entiada de 10 anos ,contou-me que sua mãe passou guanidina no cabelo dela, e certifiquei isso junto ao profissional que verificou o quanto o cabelo dela está danificado.
    Com essa idade é permitido passar esse produto?Acha que poderá acarretar algum problema na garota?Sendo que a " mãe" utilizou desse "tratamento" por diversas vezes.O cabelo está todo quebrado,ressecado,não tem creme que supere isso.Estou fazendo hidratação para restaurar,mas está dificil.Enfim....a preocupação é essa mesmo...Qual o tipo de problemas poderá ocorrer,ou influenciar no sistema nervoso de uma criança de 10 anos?
    Grata:

    Marli Corá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução é ir cortando os cabelos aos poucos, até retirar toda a guanidina, e durante este tempo cuidar bem do cabelo com hidratações e cuidados diários, e evitar qualquer química e secador ,até o cabelo se recuperar...

      Para diminuir a quebra por química, você ir fazendo esta dica aqui do blog, que ajuda bastante, veja : http://www.aprendizdecabeleireira.com/2013/08/quebra-de-cabelo-por-quimica-o-que-fazer.html

      Excluir
  4. A guanidina ressecou muito o meu cabelo. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuide dele com hidratações caseiras, aqui no blog tem várias, veja : Categoria Hidratações Caseiras

      Excluir
  5. Qualquer química de transformação vai mudar o cabelo sem volta. Não é uma exclusividade da guanidina. Sódio, lítio (hidróxidos) e tioglicolato também vão mudar os cabelos pra sempre. A diferença éque, com o tio, dá pra cachear com bigoudis. Mas aquele cabelo não será mais o mesmo. Agora, a guanidina não é a verdadeira vilã da história. Acontece que muita gente aplica sem ter conhecimento. Tem que dosar milimetricamente (de preferência usando uma balança) o creme com o líquido ativador. Tem que entender de pressão osmótica. Muitos casos de queimaduras, quebra, corte químico e outros males são bem comuns com pessoas que não sabem aplicar (profissionais ou leigos). E também pelo fato de que tem muita gente que, aplicando em casa, não respeita a pausa entre as aplpicações ou entre uma química e outra. E algumas mentem pros cabeleireiros, dizendo que o cabelo está natural ou que nã aplica nada há bastante tempo. Sabendo fazer, não há riscos. O problema é que, comoproduto sendo vendido em lojas, abre-se um precedente pra qualquer pessoa aplicar em casa. Também é um erro, nesse caso, do fabricante, por disponibilizar ao consumidor um produto que requer praticamente perícia para ser aplicado.

    ResponderExcluir
  6. olá luciene... fiz o relaxamento com guanidina e senti que ardeu muito e em seguida fiz botox o que piorou as queimaduras, e embolou o cabelo em algumas partes, como devo cuidar disso? Ele pode cair? Posso lavar o cabelo para tirar esse bolo?

    ResponderExcluir