No Poo , Low Poo e Co Wash - Saiba Tudo


Noo Poo , Low  Poo e Co Wash


Você já ouviu  falar do No Poo e do Low Poo ? Hoje você vai  aprender tudo sobre o Noo Poo e o Low Poo, quais produtos usar, e várias dicas quentíssimas para quem esta querendo aderir a esta técnica.

O Low Poo e o No Poo são recomendados para quem tem cabelos cacheados e quer manter a definição dos cachos.

Mas pode ser usados por outros tipos de cabelos também, como cabelos com tinturas , químicas, descolorações, que pode usar  esta técnica para não danificar o cabelo com a química forte do xampu e manter também a beleza e hidratação do cabelo.

Vamos aprender mais sobre esta técnica ? Vou te contar tudo...

Noo Poo , Low  Poo e Co Wash 



Como surgiu o No Poo ,  Low Poo  e Co-Wash ?


Esta técnica começou sendo usada pelas americanas , mas se tonou popular mesmo quando foi lançado o livro "Curly Girl " ( Garota Cacheada ) que foi escrito pela  Lorraine Massey.

No livro Curly Girl, a Lorraine ensina várias dicas e tratamentos para cabelos cacheados, e entre as dicas ela fala da importância de eliminar o xampu ou reduzir drasticamente o uso do xampu, e lavar os cabelos com condicionadores livres de silicones.

A técnica é recomendada para cabelos cacheados, por que eles tem mais dificuldade em manter a hidratação natural do cabelo, devido ao formato em espiral e  o xampu tradicional removeria esta camada lipídica natural dos fios deixando eles mais frágeis e ressecados. 

Mas quem tem cabelos quimicamente tratados ou tingidos, também se beneficia muito da tecnica, devido a tendência ao ressecamento que as químicas e tinturas provocam nos cabelos.


O que é No Poo ?


No poo é  "Não ao Xampu " , ou seja , que opta pelo No Poo, esquece que exite xampu e passa a adotar outras técnicas para lavar os cabelos.

A mais comum é usar um condicionador que não tenha silicones , nem óleo mineral  na fórmula e lavar os cabelos apenas com o condicionador.

Pode também esfoliar o couro cabeludo com uma mistura de condicionador+ açúcar mascavo e ou condicionador+ limão, no caso de querer limpar mais profundamente o couro cabeludo.

Quem faz o no poo, não pode usar nenhum produto que contenha silicones ou derivados em seus cabelos, para que o condicionador consiga realmente limpar o cabelo, e se quiser usar xampu só pode usar xampus sem sulfatos.


O que é  Low Poo ?


Low Poo é " Menos Xampu " , nesta técnica o xampu é liberado mas apenas esporadicamente , no máximo a cada 15 dias.

Por ser menos radical, esta técnica é mais fácil de seguir, e é perfeita para quem gosta de hidratar o cabelo  com máscara que tem silicones, pois a maioria das máscaras de hidratação sempre possuem algum tipo de silicone na fórmula.

É também recomendado para quem pratica atividade física, e precisa lavar os cabelos com xampu, por causa da oleosidade que o excesso de suor causa.


O que é Co-Wash ?


Co-wash é  ( lavar com condicionador ) , o seja é nome da técnica que utiliza o condicionador sem silicones e derivados, e  a água para lavar os cabelos.

Para fazer o co-wash, você deve molhar os fios com bastante água, e esfregar o cabelo apenas com água, primeiro para retirar as sujeiras mais leves, como poeira por exemplo.

Depois você deve aplicar o condicionador sem silicones na raiz dos cabelos massagear bastante, e lavar com água novamente.

Passando esta etapa, aplique o condicionador no comprimento e pontas, massageie e lave novamente com água.

A vantagem do co-wash é que você pode fazer isto todos os dias, ou até mais vezes ao dia, se quiser lavar o cabelo , sem ressecar .


Para quem  é recomendado o No Pow,  Low Poo e Co-Wash ?


Estas técnicas são recomendadas para cabelos cacheados, cabelos secos ou com química, para restaurar a hidratação natural dos cabelos.

Quem tem o cabelo muito oleoso não deve usar as técnicas, pois pode aumentar a oleosidade do cabelo ainda mais.



Quais os ingredientes que são proibidos e quais são liberados no No Pow ?


Esta é parte mais chata do No Poo , ficar lendo rótulos de produtos , para saber qual pode e qual não pode usar.

Basicamente você não pode usar nenhum xampu que contenha sulfatos como o Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate(Lauril éter sulfato de sódio) . 

Já aviso para vocês que a maioria esmagadora dos xampus que você encontra tem esses ingredientes, então é bem mais fácil você lavar o cabelo com um condicionador mesmo, do que tentar achar um xampu sem sulfatos no supermercado.

Quanto a condicionadores e máscaras de hidratação, você não pode usar nada que tenha silicones insolúveis, só pode mesmo usar silicones que forem solúveis  em água.

Os nomes são bem complicados, então vou deixar para vocês abaixo o link de uma lista com os nomes de silicones solúveis e insolúveis, e várias dicas de quais ingredientes são liberados ou proibidos nesta técnica :





Como  encontrar produtos liberados para No Poo e Low Poo ?


Se você leu a lista do link anterior e esta ai toda confusa, com tantos nomes de substancias e tal, já viu que é meio complicado ficar lendo rótulos para achar tudo isto não é mesmo.

Mas tem uma solução mais fácil, eu vou deixar para vocês abaixo o link de uma lista com vários produtos e marcas que você pode usar no No Pow .

A lista tem xampus, condicionadores , máscaras de hidratação e muito mais, tem produtos caros e baratos também, basta você ler com calma, que vai achar os produtos de acordo com seu cabelo e com seu bolso, vou deixar o link abaixo :




Quer mais dicas para deixar seu cabelo bonito ? Veja :









E ai meninas gostaram de saber sobre o No Poo ? 

Já tinha bastante tempo que eu queria falar um pouco sobre o No Poo e Low Poo, e recentemente a leitora aqui do blog Elaine Soares me pediu,  então resolvi passar estas dicas para vocês hoje.

Espero que tenham gostando das dicas e quem usar esta técnica, ou pretende iniciar comente ai, o que achou ...

9 comentários:
  1. Olá querida !!! obrigada por responder a minha solicitação... em breve vou começar a técnica do co wash... muito bem explicado sua matéria... bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Elaine, eu que agradeço pela sugestão do artigo aqui para o blog, fico feliz em saber que gostou das dicas sobre o no poo, beijos.

      Excluir
  2. estou querendo fazer a tecnica do NO POO mais estou seguindo seu ebook tratamento com os shampoo que vc recomenda, teria alguma tecnica? será que posso usar com o shampoo da johnsons??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, quem faz o tratamento do meu ebook para crescer os cabelos e quiser usar o no poo, basta fazer as receitas dos xampus do ebook, usando condicionador sem silicones e derivados, qualquer dúvida , me mande um email, que te explico melhor, beijos...

      Excluir
  3. Olá Luciene.
    Estava dando uma lida no assunto em questão e aproveitei pra ler sobre os produtos liberados para o tratamento.
    Tenho algumas perguntas pra fazer:
    - Quem opta por fazer o Low Poo, o que faz enquanto não lava os cabelos com xampu? Vai lavando com condicionador, como no Co-Wash e fazendo hidratações com máscaras?
    - Os condicionadores indicados, podem ser usados com vinagre?
    - As máscaras indicadas (hidratacão, nutrição, reconstrução) podem ser usadas com glicopam e bepantol?
    - Os levin's indicados, podem ser usados para fazer aquele umidificador de cachos caseiro, que vc já ensinou aqui no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia, quem faz no poo lava o cabelo com condicionador sem petrolatos ou com xampu sem sulfato.

      Pode usar os condicionadores indicados, com vinagre como na receita do selante caseiro sim.

      Pode usar as hidratações com glicopan e bepantol sim.

      Quando ao umidificador caseiro, depende do leavin que você escolher e do óleo que for por nele, se for leavin sem petrolatos e óleos vegetais, pode sim.

      Excluir
  4. Boa tarde, Lú!
    Eu compre alguns itens da lista de produtos liberados para No Poo.

    Dentre eles, estão:
    - Máscaras Hidratação: Monange - Prevenção à queda;
    - Máscara Nutrição: Haskell - Máscara de Hidratação Leite e Mel;
    - Máscara Reconstrução: Amend - Anti-Age.

    Gostaria de saber se eu posso aproveitar esses produtos pra fazer o cronograma capilar.

    Bjim!






    ResponderExcluir
  5. ola, tenho cabelo oleoso e faço a técnica Low Poo dentro do texto há uma frase equivocada onde diz que o uso da técnica não é indicada para cabelos oleosos ja que é indicado pra TODOS os tipos de cabelo.
    Utilizando os produtos corretos pode se ver inclusive a diminuição da oleosidade. ;)

    ResponderExcluir