CABELOS POROSOS O QUE FAZER ? Você Precisa Saber !


CABELOS POROSOS


Cabelos porosos e quebradiços o que fazer? Esta é um pergunta que muitas mulheres procuram a resposta. Se você quer saber como cuidar de cabelos porosos e quebradiços, então hoje esta artigo é para você.

Vou te ensinar como saber se o cabelo está poroso,  e como cuidar dele  para que ele fique saudável novamente...



Cabelos Porosos e Quebradiços :


O que são cabelos porosos ?


Estrutura do Fio de Cabelo


Cabelos porosos, são cabelos que apresentam as  cutículas abertas e consequentemente ficam desnutridos.

Isto torna o cabelo frágil e quebradiço e na maioria das vezes os cabelos ficam elásticos...


Como saber se meu cabelo está poroso ?


Cabelos porosos, tem alguns sintomas que são fáceis de identificar , veja alguns:

  • O cabelo demora muito tempo para se secar depois que você lava.
  • A tintura do cabelo, desbota com mais facilidade.
  • O cabelo fica sem brilho.



Além de observar os sintomas acima, para saber se seu cabelo esta poroso, você pode fazer um teste neles, para ter certeza que está com este problema.

Teste de medir porosidade do cabelo :


1- Arranque alguns fios do topo da cabeça. Esta é área, que os cabelos se danificam mais facilmente, e então é o melhor lugar para você saber se estão com porosidade.

2- Pegue uma vasilha com água e coloque os fios por cima da água.

3- Espere três minutos, se o cabelo afundar, ele esta com porosidade.


O que faz o cabelo ficar poroso ?


Geralmente o que faz um  cabelo ficar poroso é excesso de químicas, principalmente por descoloração e alisamentos.

Além do excesso de químicas, também o uso de químicas incompatíveis, pode causar o problema.

Veja: Corte quimico, o que fazer?


Outro motivo, bem menos comum mas que também pode ocorrer a porosidade, é o excesso de exposição solar, e danos por água do mar e cloro das piscinas.


Cabelos porosos - O que fazer ?



Cutícula dos Cabelos

Como eu expliquei acima, o cabelo poroso é um cabelo com as cutículas abertas, então o que temos a fazer é nutrir os cabelos e fechar as cutículas dos fios .

Primeiramente você deve fazer uma receita de nutrição para os cabelos, se você não quiser gastar dinheiro para comprar uma máscara nutritiva capilar, pode usar as receitas abaixo, que são excelentes para nutrir os cabelos:


Agora depois de nutrir, teremos que fechar as escamas(cutícula) dos cabelos, entender isto, vou explicar um pouco de ph para vocês : 

Produtos com ph alcalino, como alisantes, tinturas ,  shampoos anti-resíduos, etc, abrem as escamas dos cabelos, e produtos com ph ácido fecham as escamas.

Então a solução para cabelos porosos é usar produtos com ph ácido em seu cabelo. Aqui no blog tem duas dicas fantásticas que usam o vinagre  para selar as cutículas dos cabelos, ou seja estas receitas vão fechar as escamas do fio!

E é disto que precisamos, as receitas que você pode usar como tratamento para cabelos porosos, são o condicionador com vinagre, que o titulo da matéria é "Selador de Cutículas Caseiro" e a hidratação com vinagre que o título do artigo é "Quebra por química , o que fazer"?

Então você pode e deve fazer as receitas abaixo como um tratamento para cabelos porosos :




Você deve usar as receitas que ensinei até sentir que seu cabelo esta saudável novamente, e até seu cabelo se recuperar , nada de químicas, nem secador , chapinha, baby liss ou qualquer coisa que danifique os cabelos.

Pois cabelos porosos se não forem tratados vão se quebrando cada vez mais, aí depois só a tesoura mesmo para deixar o cabelos saudáveis novamente.

Gostaram das dicas para cabelos porosos? Aqui no blog, tem mais tratamentos para deixar seu cabelo super lindo , gastando pouco, venha conferir :


Hidratação para cabelos Quebradiços

Cronograma Capilar - Como fazer ?


Tags : cabelos porosos e quebradiços, cabelos porosos produtos, o que são cabelos porosos, cabelos porosos e elasticos, cabelos porosos como cuidar, cabelos porosos tratamento, cabelos porosos solução .






19 comentários:
  1. Muito obrigada pela explicação Lu, fiz o teste pra saber se meus cabelos estão porosos mas eles não afundaram após 3 minutos.

    O estranho foi que nos dois fios que retirei do topo da cabeça da raiz até o meio eles são finos e castanhos (cor natural), mas do meio até as pontas eles são grossos e pretos.

    Me lembro que pintei eles com aquelas tituras que sai rápido e o resultado nos primeiros dias foi ótimo, mas agora depois de alguns meses meus cabelos se encontram de 2 cores.

    O que devo fazer?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, se seu cabelo não afundou ele não está poroso, pois cabelo poroso absorve água com muita facilidade e fica pesado e afunda mesmo...

      Seu cabelo pode estar com outro problema com ressecamento ou algo do tipo...

      Mas mesmo assim você pode fazer as receitas que citei acima, para selar a cutícula e para nutrir o cabelo, que vai te ajudar a deixar ele mais bonito, fortalecido e com brilho ...

      Beijos...

      Excluir
  2. Ótimas dicas tenho feito e ficado satisfeita, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia, fico super feliz em saber que esta gostando das dicas de beleza aqui do blog, beijos.

      Excluir
  3. ótima dica!! Uso varias receitas aqui do seu blog!! Amoooo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Rô, que bom que gostou da dica para cabelos porosos, beijos.

      Excluir
  4. creio que meu cabelo está poroso na parte da frente, atrás é normal,mas ele seca super rápido na frente e desbota muito rápido também,ja fiz de tudo e nunca fica bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, basta seguir as dicas que ensinei acima, que rapidinho seu cabelo vai deixar de ser poroso e voltar a ser saudável novamente, beijos e depois volte aqui para me contar.

      Excluir
  5. Oi, onde eu encontro o seu arquivo que fala como afinar o cabelo, fiz hidratação com mel em meu cabelo, ficou ótimo, mas percebi que meus fios estão mais grossos, quero afiná-los, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, vou deixar o link para você da dica para afinar os cabelos com açúcar abaixo :

      Você quer afinar ou encorpara seus cabelos

      Beijos...

      Excluir
  6. Ih fiz o teste e o meu cabelo afundou em 3 minutos!! Nas fases mais críticas( geralmente no verão quando vou muito a praia), o meu cabelo fica com aquele aspecto de esponja sabe?! Vou seguir as dicas!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica para tratar cabelo poroso, basta seguir tudo a risca que rapidinho eles vão estar saudáveis novamente, beijos.

      Excluir
  7. O cabelo da minha filha de 9 anos mudou totalmente quando ela fez 6 anos. O cabelo que era liso e com caimento ondulado nas pontas passou a ser crespo na raiz, sem brilho, armado, e consequentemente sem a maleabilidade, pois ficou mais poroso. No topo da cabeça os fios começaram a engrossar parecendo arames e ficarem espetados e totalmente distorcidos. A forma não é nem de liso, nem de ondulado. Parece um fio de arame que foi enroscado e depois esticado permanecendo partes mais grossas e com mais consistência, tipo nódulos. Fi alisamentos, com escovas progressivas, Salvatore, Lola, London, no início o fio se comporta bem, mas depois que perde o efeito o cabelo fica muito desengonçado. Me disseram que em alguns casos, a ação dos hormônios é tanta que muda a estrutura capilar. Infelizmente penso que o cabelo dela n;ao vai voltar ao que era, mas queria uma explicação lógica para tão ocorrência. Nunca vi nada parecido em ninguém Já vi cabelos ficarem crespos mas com forma definida de cachos, o que não é o caso da minha filha. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvana, os cabelos realmente podem mudar em várias fases da vida da pessoa, uma criança então pode ter os cabelos finos e de acordo com o crescimento dela o cabelo ir tomando outro aspecto, isso acontece por vários fatores e é normal.

      Você é que vai ter que adaptar os tratamentos de acordo com condição atual dos cabelos dela, como você disse que ele está poroso pode fazer o tratamento acima até ele ficar saudável.

      Assim que notar que ele não esta mais, poroso você pode usar nela o alisamento com açúcar que vai ajudar muito a melhor o brilho e hidratação do cabelo, vou deixar o link abaixo para você :

      Alisamento caseiro com açúcar

      Excluir
  8. Boa tarde, Lu. Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog. Adoro seus posts.

    Eu gostaria de saber se você pode tirar uma dúvida minha. Eu andei pesquisando e achei que meus cabelos estavam porosos, mas fiz o teste e os fios não afundaram após os 3 minutos na água.

    O meu problema é o seguinte: meu cabelo fica com MUITO frizz logo que eu acabo de sair do banho e os fios estão começando a secar, eu deixo ele secar ao natural. Quando o cabelo seca, o frizz diminui bastante e no dia seguinte ele praticamente some, mas esse frizz de quando o cabelo está úmido me incomoda demais.

    Meu cabelo é fino, liso e virgem. Eu quase nunca uso chapinha ou secador e nem tomo muito Sol. Ele tem algumas pontas duplas mas eu sempre corto a cada 4 ou 5 meses. Você sabe o que isso poderia ser e o que eu faço para consertar? Já tentei vários shampoos e condicionadores anti-frizz e nada adiantou.

    Beijos e muito obrigada! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, aqui no blog tem uma ótima receita para acabar com o frizz do cabelo, vou deixar o link para você : Como Acabar com o Frizz do Cabelo

      Excluir
  9. Bárbara Beltrão. Oi Luciene,adorei a receita do condicionador com vinagre,senti meu cabelo mais tratado e até o volume que ele estava sumiu um pouco.
    Aconteceu um erro gravíssimo no meu cabelo antes de fazer isso,dei minhas luzes eu mesma,mas não sei o que aconteceu que ele manchou e amarelou,a tinta não pegou,então fiz uma matização com tinta,mas ele chumbou,1 semana depois pintei ele mais escuro,ou seja, química em cima de química,mas essa receitinha salvou meu cabelo,tá super macio! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica, beijos.

      Excluir
    2. seu blog é uma maravilha parabéns.
      Luciene gostaria que vc me ajudasse, meu cabelo é pouquíssimo e fino e está com um aspecto horrível depois que tive meu filho. Uso tintura nele, ele está áspero, seco totalmente sem vida e com um volume muito estranho, ele sempre foi liso, mais ultimamente está super destruído. Por favor me ajude me indicando alguma coisa pra tratar meu cabelo. obg.

      Excluir