Cronograma capilar !


O cronograma capilar trata o cabelo de três formas : hidratando, nutrindo e reconstruindo.

Essa forma de tratamento é ótima, pois um fio necessita de muita hidratação para receber os nutrientes e a queratina necessária para reconstruir reconstruir os fios.

Eu já fiz um post sobre cronograma capilar aqui no blog, explicando  o meu cronograma capilar para vocês

A forma que eu fiz deu muito certo  para meus cabelos, mas hoje vou ensinar o cronograma capilar tradicional para vocês ! 

Desta forma vocês entenderão mais a fundo o assunto e poderão montar o cronograma de vocês da forma que acharem melhor...

Primeiro quero responder as dúvidas frequentes sobre cronograma capilar para vocês entenderem melhor : 


O que é cronograma capilar?


Cronograma capilar é um tratamento que tem por objetivo suprir todas as necessidades do fios, que estão maltratados, desnutridos e sem vida.


Quais são as fases do cronograma capilar?


As fases do cronograma capilar são : Hidratação, Nutrição e Reconstrução .



Para quem é recomendado o cronograma capilar?


Este tratamento é recomendado para pessoas que passaram por processos químicos, descolorações ou que tem cabelos com tendência a quebra e ressecamento



Como fazer o cronograma capilar?


O cronograma capilar deve ser feito como você faz sua hidratação normal: 

Lave os cabelos com xampu, retire a umidade e aplique máscara específica para a fase do tratamento seja ela hidratação, nutrição ou reconstrução. Massageie as mechas, e coloca por 30 minutos em touca plástica, depois lave normalmente apenas com água.

As etapas são feitas visando a necessidade básica dos seus cabelos,  por exemplo cabelos desnutridos você pode fazer :



1ª semana
  
   2ª feira - hidratação
   4ª feira - hidratação
6ª feira - nutrição



2ª semana


   2ª feira - hidratação
   4ª feira - hidratação
6ª feira - nutrição




3ª semana


2ª feira - hidratação
4ª feira - hidratação
    6ª feira -  reconstrução


O importante é só começar a reconstrução quando ver que seus cabelos já estão nutridos, pois o principio básico do cronograma capilar é hidratar e nutrir os fios para depois reconstruir. 

"Importante:  a reconstrução só deve ser feita a cada quinze dias ou mais porque excesso de queratina causa quebra nos fios. "




Quais os produtos recomendados para cada fase do cronograma capilar?


Para saber em qual etapa sua máscara capilar se enquadra, basta ler o rótulo e procurar pelos seguintes ingredientes:


Produtos para a hidratação : máscaras que contenham produtos hidratantes com mel, aloé vera, abacate, macadâmia, gérmen de trigo,etc.

Produtos para a nutrição : máscaras que contenham vitaminas ou óleo na fórmula .

Produtos para a reconstrução : máscaras que contenham queratina, creatina , ceramidas ou colágeno na fórmula .


Quanto tempo é necessário fazer o cronograma capilar ?


Isto só você poderá responder, faça o tratamento até sentir que seus fios estão saudáveis, brilhantes e fortes novamente.


O importante no Cronograma capilar é seguir as etapas de acordo com as necessidades dos seus cabelos lembrando sempre da ordem Hidratar, nutrir e reconstruir.


Veja também esta dicas para deixar seu cabelo incrível  :



Cronograma capilar com receitas caseiras






Espero que com essas dicas vocês consigam montar o cronograma capilar de vocês e a deixarem os cabelos bem lindos.

E se você quer acelerar o crescimento dos cabelos acesse : Como fazer o cabelo crescer mais rápido!



Artigo atualizado em 24/06/2014
48 comentários:
  1. Oi, flor! Fiquei muito interessada no cronograma capilar, mas tenho algumas dúvidas. Queria fazer desse cronograma um hábito, na verdade. Tenho cabelos com luzes e - graças à sua receitinha de condicionador com vinagre - penso que já voltaram à sua textura normal: macios, macios! OBRIGADA!!!!
    Meus cabelos são lisos, fininhos, poucos e oleosos. Até tenho conseguido lidar com eles bem, mas quero melhorar. Vc pode, então, me ajudar a construir meu cronograma capilar? Quero usar o anti-resíduos, o esfoliante, o creme com mel (pra encorpar!) e as hidratações e nutrições necessárias. Tem algo a me sugerir? Ah, e a receita da gelatina é maravilhosa! Pena que usei de abacaxi e achei o cheiro meio chato... =/
    OBRIGADA DE NOVO!!!! Bj e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogéria, que bom que minhas dicas tem ajudado você!Já que seus cabelos não estão muito ressecados, você pode fazer o cronograma da seguinte foma: Uma semana hidratação, outra nutrição e na outra reconstrução, não precisa ser três vezes por semana , mas apenas uma já deve ser suficiente...

      Mas o importante mesmo é testar, para ver os resultados e ir se adequando de acordo com a necessidade dos fios .

      O anti-resíduos pode usar a cada quinze dias, e as outras hidratações como a mel ou da gelatina, basta fazê-las com a máscara específica que você estiver usando no cronograma, seja hidratação, nutrição ou reconstrução que dá certinho, beijos e se tiverem restado dúvidas me fale.

      Excluir
  2. Boa tarde Luciene, estou tentando fazer o cronograma capilar, estou com duvidas, eu comprei pra hidratar meu cabelo shampoo e condicionador elseve hydramax colágeno.
    o creme de hidratar foi mesmo. Agora pra nutri comprei shampoo da vita A Karite manteiga de karite enriquecido com queratina e vitamina F. Para reconstruir o cabelo comprei o shampoo elseve reparação total 5 especial química, e o creme tambem do mesmo. queria saber se te algum problema o shampoo no dia que vou nutri o cabelo ter na composição queratina? Beijos estou amando seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheyla, o xampu de queratina só deve ser usado no dia da reconstrução mesmo, pois queratina em excesso pode causar quebra nos cabelos ! Beijos ...

      Excluir
    2. qual shapoo voce indicaria para o dia de nutrição?

      Excluir
    3. Qualquer um que tenha vitamina na fórmula, mas sem queratina ...

      Excluir
    4. Ei Luciene, para cada fase (H, N, R) tem que usar um xampu específico ou tem um q pode ser usado em todas? Obrigada. Abraços

      Excluir
    5. Olá And, algumas meninas usam xampus específico para cada fase, mas eu usava o mesmo em todas, pois na minha opinião o que conta mesmo é a máscara, você pode achar opiniões diferentes da minha, mas o importante, é fazer um cronograma que corresponda as necessidades do seu cabelo, e do seu estilo mesmo. Beijos.

      Excluir
    6. Olá Luciene! Por ter cabelos oleosos, posso usar em todas as fases o shampoo anti-resíduos? Obrigada pelas dicas.

      Excluir
    7. Não pode não Gil, shampoos anti-resíduos só devem ser usados uma vez ao mês, o no máximo a cada 15 dias para quem usa muitos produtos finalizadores, como gel por exemplo, se fosse usar este shampoo mais que isto vai ressecar e fragilizar seus cabelos.

      E o shampoo anti-residuos não ajuda na oleosidade, ele é recomendando para limpar os cabelos dos excessos de resíduos dos cremes sem enxagues, mousses, gel , etc, a oleosidade deve ser tratada por outro tipo de shampoo próprios para cabelos oleosos, beijos...

      Excluir
  3. Obrigada pela informações querida Luciene, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Sheyla, que legal que gostou da dica, beijos!

      Excluir
  4. Boa tarde amiga Luciene queria saber se posso colocar gelatina em gel na epata reconstrução, nao sei em que usar eessa queratina em gel rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, agora entendi!

      Pode usar ela na fase da reconstrução sim, mas como ela tem uma "concentração muito alta de queratina", ao invés de fazer no máximo uma vez a cada quinze dias como eu falo no post(pois no post estou falando da máscara com queratina), "faça uma vez ao mês", para evitar excesso de queratina, que dá certinho!

      Beijos ...

      Excluir
  5. Obrigada pela explicação Amada Luciene voce é muito atenciosa que Deus te abençoe sempre beijoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Sheyla, eu que agradeço o carinho e participação no meu blog, que Deus te abençoe também, beijos...

      Excluir
  6. oi luciene eu tenho os cabelos longosque estavam caindo muito vi num site a receita de queratina liquida com chocolate em 48 horas meu cabelo parou de cair e ganhou brilho e maciez mais ainda o acho seco lendo aqui descobri que eu preciso hidratar antes de reconstruir estou usando esta receita uma vez por semana a 5 semanas e percebo o meu cabelo cada vez melhor,e agora o que faço comecei o tratamento ao contrario.desde já agradeço bjssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shel, realmente tem que hidratar primeiro para depois reconstruir!

      Portanto, é só você parar o seu cronograma e recomeçar novamente, desta vez da forma correta, hidratando primeiro para depois reconstruir!

      Beijos ...

      Excluir
  7. Oi Luciene, tudo bem? Eu comprei o seu ebook essa semana, já li tudo e estou super animada para colocar tudo em prática!

    Pode me tirar uma dúvida?
    Meu cabelo *aparenta* estar saudável, tem brilho, é ondulado, forma umas ondas bonitas quando está de bom humor, porém quando passo a mão eu até sinto um pouco de maciez mas a sensação mesmo é de que lavei só com xampu e não passei condicionador algum! Sabe aquele toque meio ressecado, meio áspero que fica depois do xampu? Pois é assim q ele está :( Acho que ele está fino tbm, não posso ficar com ele solto por muito tempo porque ele embaraça demais e fica muito esquisito. Em casa é tranquilo, mas é só sair de casa pra tudo isso piorar e ele se embaraçar inteiro. Ele não tem química, só nas pontas tem um resto de tinta beeem antiga. Já suspendi o secador/chapinha e recomecei a fazer o cronograma há 2 semanas. Só que depois da nutrição ele não ficou bom, as pontas estão ressecadas, oq me deixou muito confusa pois ele parecia ter respondido bem à hidratação. E agora até minha franja está ruim!! Ressecada/áspera/estranhaa
    Afinal de contas, do que meu cabelo precisa?

    Desculpe o texto gigante, não soube como explicar em poucas palavras.. e parabéns pelo seu trabalho! Estou apaixonada pelo seu site e ebook :) um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada por ter comprado meu ebook, tenho certeza que ele vai te ajudar a ficar com os cabelos lindos!

      Quanto ao ressecamento e aspereza que você fala no post, a medida que for fazendo o tratamento isto vai melhor, deve ser também pelo resto de tinta que ainda tem nas pontas dos cabelos!

      Quanto ao cronogroma, temos que adaptar a nescessidade de seus cabelos, se ele não respondeu bem a fase de nutrição , faça apenas a fase de hidratação, duas semanas e depois passe para reconstrução...

      Beijos, e se tiver dúvidas quanto ao ebook, pode me mandar por email, pois tem segredinhos lá que não posso revelar aqui no blog, beijos ...

      Excluir
  8. Nossa, eu é que agradeço!! Estou fazendo só as hidratações como vc disse e meu cabelo está bem melhor :)

    Ontem eu acabei cortando as pontas do meu cabelo que estavam muito finas por causa do resto da tinta, chorei igual uma boba, rs, mas agora eu gostei da idéia pq vou poder fazer fotos de antes/depois e mostrar pra vcs ^^

    Mais uma vez, obrigada, e qqer coisa então eu te falo no email. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada , será um prazer te ajudar nas dúvidas, eu sou apaixonada por cabelos, amo falar sobre o assunto, beijos ...

      Excluir
  9. Oi querida boa noite tenho uma duvida. Onde a humectaçao pode ser encaixada no cronogram ? Estou super satisfeita com todas as suas dicas. Qual o link para eu comprar o e-book? bjs obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla a umectação entra na fase de nutrição basta você passar o óleo nos cabelos secos, deixar o tempo de pausa, lavar com xampu e condicionador e aplicar sua máscara de nutrição depois!

      Que bom que gosta das minhas dicas, para adquirir meu ebook para o crescimento dos cabelos, basta clicar no botão fazer pedido no final deste post : Como acelerar o crescimento dos cabelos

      Excluir
  10. Oi Luciene, vou começar com minhas infinitas duvidas....Comecei agora a me preocupar realmente com os cabelos, antes vaidade era quase 0.....Meu cabelo puxou mais o lado japones da familia, não tenho muito cabelo, mas é grosso e volumoso. Outro dia entrei numa loja e perguntei pra vendedora qual o produto ela me indicava pra hidratar e diminuir o volume, ai eu comprei o xampu, condicionador, mascara e serum da linha BOTOX da vitacharm, ele tem carbocisteina e aminoacidos, e esta escrito "mascara resconstrutora", então tenho que deixar de lado por agora né? 1º tenho que hidratar, depois nutrir e ai sim, reconstruir, é isso? Li num outro post que você utiliza os produtos Novex no seu cronograma, continua usando ou tem algum lançamento pra me indicar? Em relação a xampu e condicionador, algum tb pra me indicar? Tenho que usar condicionador mesmo quando vou passar depois a mascara?
    Desculpa, mas tenho muitas duvidas mesmo.
    Beijos
    ps. vou ali no post do alisamento com leite e maizena rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, a ordem do cronogram é realmente esta hidratar, nutrir e reconstruir, a reconstrução deve ser feita no máximo a cada 15 dias, pois como citei no post, mais que isso faz mal aos cabelos.

      Eu não faço mais cronograma, só fiz aquela vez mesmo com Novex.

      Quanto ao xampu e condicionador, você tem que ir testando mesmo para ver qual gosta mais, pois o cabelo parece que tem personalidade, cada pessoa se dá melhor com uma marca, eu gosto muito do Dove, nova linha da Seda, e Garnier Fructis.

      O condicionador, não é obrigatório quando vai hidratar, algumas pessoas gostam de usar depois da hidratação outras antes, eu geralmente quando hidrato uso só o xampu e a máscara mesmo, mas isto vai de cada um, o lega de usar o condicionador depois da hidratação e que ele fecha as escamas e dá mais brilho nos cabelos.

      Beijos flor, e fique a vontade para perguntar, será um prazer tirar suas dúvidas.

      Excluir
  11. Oi Lu, gostaria de esclarecer uma dúvida com vc sobre o cronograma capilar. Eu sigo o tratamento do seu e-book para acelerar o crescimento dos cabelos e eu lavo meu cabelo 3x por semana. Pra realizar o cronograma capilar eu devo usar marcara ou creme de hidratação nos cabelos todas as vezes que eu lavar? 3x por semana?
    Bjo Lu,
    Adoro o seu blog e tudo o q vc posta aqui! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, o cronograma tradicional recomenda que sim, mas quando eu fiz o meu cronograma eu fazia um dia por semana apenas.

      Uma semana eu fazia hidratação , na outra nutrição e na outra reconstrução e dava super certo.

      clique no link para vc ver : Como eu faço o meu cronograma

      Beijos ...

      Excluir
    2. Ah tah! mas vc acha q usar os ativos da hidratação que tem no e-book 3x por semana é muito? pode prejudicar o cabelo?
      É pq meu cabelo tá danificado pela química e eu estou sentindo que uma hidratação apenas por semana não está sendo suficiente, por isso resolvi aderir ao cronograma e vê o qq vai dá! hehehe
      Muito obrigada pela atenção Lu, bjo ;*

      Excluir
    3. Quanto aos ativos para o crescimento que eu ensino no meu ebook, pode usar três vezes por semana sim, mas a hidratação eu recomendo que faça no máximo duas por semana, beijos.

      Excluir
  12. Lucieni vi no seu blog varias dicas como hidratação ,nutrição e reconstrução , elas podem ser usadas no cronograma e os cremes usados podem ser os que você indicou da novex ,uso essa linha mas meu cabelo não ficou bom com o novex misterio do oriente posso trocar pelo de azeite de oliva se não poder pode mim sugerir outro da mesma linha desda já eu agradeço a atenção ,estou amando seu blog . Antes que eu mim esqueça posso fazer escova e passar a plancha depois de cada processo do cronograma e se puder é preciso passar alguma coisa para proteger o cabelo ,pergunto por que sou leiga nesse assunto ,não tenho habito de da escova no meu cabelo ,ainda vou compra a prancha e o secador .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, você pode usar as dicas de hidratação, nutrição e reconstrução que tem aqui no blog, no cronograma sim sem problemas.

      Os cremes da Novex são muito bons, mas vc pode escolher outro de sua preferência, basta procurar na fórmulas pelos componentes que citei acima, neste post mesmo, no tópico "Quais produtos recomendados para cada fase do cronograma".

      Eu não recomendo o uso da escova e prancha nunca, pois eles desidratam profundamente os cabelos e causam muitos danos, se for usar só use em ocasiões especiais.

      Beijos.

      Excluir
    2. Tenho uma dúvida, :/
      se eu seguir o cronograma capilar certinho, e na 3ª semana na 6ª feira, fizer a blindagem capilar caseira ao invés da reconstrução com o creme teria algum problema?

      Desde já obrigada! :)

      Excluir
    3. Sem problemas Lorena, a blindagem caseira entra na fase de reconstrução mesmo, beijos...

      Excluir
  13. Meu cabelo tem progressiva, faco hidratacao e umectacoes semanais, lavo so uma vez na semana assim como escovo e prancho. Faco touca toda noite com meia calça. Mas sinto as pontas porosas se durmir sem fazer a touca. Gostaria de fazer do cronograma um habito semanal, isso é possivel? Nao sei como indentificar se está saudavel realmente. As vezes acho que está, outras nao, como ter certeza da saude dos cabelos? Desde ja agradeço e que DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, quando eu fiz meu cronograma eu fiz semanalmente, pois achei esta a melhor forma para meu cabelo.

      Para saber se seu cabelo está saudável observe : elasticidade, opacidade, resistência .

      Caso ele esteja não esteja elástico, e esteja brilhante e não se quebrar facilmente, ele está saudável, beijos...

      Excluir
  14. Oi Luciene, estou querendo fazer o cronograma capilar, queria saber se tem algum problema eu usar o shampoo com o adeforte..Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati pode usar o shampoo bomba com adeforte, sem problemas, beijos.

      Excluir
  15. Olá Luciene, tem como encaixar os alisamentos naturais que vc indica no cronograma capilar?
    Valeu por toda informação, vc sabe demais!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho And, veja bem os alisamentos naturais, podem ser feitos uma vez por semana, independente da fase que você esteja fazendo no cronograma.

      Tem alguns que o tempo varia um pouco mas a maioria é uma vez por semana o limite .

      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada, Luciene, pelas dicas além do que vc já posta.

      Excluir
  16. Oi Luciene, conheci seu blog ontem e estou encantada com as dicas, muito obrigada! Sobre o cronograma capilar gostaria de saber se esse revezamento de hidratação, nutrição e reconstrução vale também para shampoo e condicionador, pois estou usando um a base de queratina e uso cerca de três vezes por semana, então fiquei preocupada se não seria queratina demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, o que determina mais a fase do cronograma capilar é a máscara, então você pode usar um shampoo neutro em todas as etapas...

      Ou usar o xampu de cada fase, se quiser também, como por exemplo usar xampu hidrante na fase hidratação, xampu de queratina na reconstrução , etc...

      Agora usar o xampu de queratina em todas as fases não recomendo,pois como você vai estar tratando seu cabelo na fase de reconstrução também, eu acho que xampu de queratina pode sobrecarregar seu cabelo sim...

      Resumindo , se quiser usar um mesmo xampu para todas as fases, use um neutro, se quiser usar um para cada fase, use o de queratina apenas na reconstrução, beijos....

      Excluir
  17. Oi Lu,comprei seu ebook e fiz o tratamento por 4 meses mas tive que parar devido a uma cirurgia, mas como ele ficou super forte com o tratamento do ebook eu dei uma progressiva antes da cirurgia,mas percebi que depois da progressiva meu cabelo esta caindo muito em pedacinhos toda vez que eu faço escova,daí pesquisei e vi que meus sintomas indicam quebra por corte químico,estou preocupada ao ver tantos pedacinhos caindo quando faço escova,e acho que a queda aumentou depois da cirurgia devido as 3 anestesias que tomei.
    Como faço meu cronograma, já que ele está com muita quebra devido ao corte químico e as pontas estão um horror e no momento não estou em condições de fazer um tratamento no salão,me ajuda pois todas as receitas que faço do seu blog dão certo,só não sei como fazer um cronograma pra parar com essa quebra que está me deixando preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any, se o seu cabelo esta com quebra por excesso de química, eu recomendo que você dê uma pausa no cronograma e faça as dicas que vou deixar aqui embaixo para você, até se cabelo se recuperar :

      Quebra por química o que fazer

      Como cuidar de cabelos porosos

      Estas dicas, vão fechar as escamas dos cabelos e parar a quebra, é o que seu cabelo está precisando no momento, beijos ...

      Excluir
  18. Oi Luciene, estou fazendo o cronograma capilar e quero que o meu cabelo cresça. Ouvi a respeito do feno grego e comprei, mas não seu em qual etapa do cronograma é melhor para usar. ou eu posso usar em todas as fases?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lizianne, o feno grego é muito bom para o cabelo crescer , mesmo já escrevi sobre ele aqui no blog veja : Feno Grego faz o Cabelo Crescer ?

      Quanto a fazer o cronograma capilar em conjunto com ele, veja bem , o cronograma capilar serve para tratar o fio, e o feno grego, usado como ensinei no blog, serve para estimular a raiz, então você pode usar ele em qualquer fase do cronograma capilar , sem problemas...

      Beijos...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...