Você se corta, ou conhece alguém que faz isso ?


Hoje o assunto é bem sério, quero falar um pouco sobre as pessoas que sofrem com  o Cutting, ou Automutilação ! São pessoas que se cortam, na maioria das vezes  utilizando lâminas de barbear ou canivetes, outras vezes cacos de vidros ...

Elas fazem pequenos cortes , no próprio corpo para tentar superar alguma dor emocional!

imagem encontrada no Google imagens

Sempre fazem isso escondidas para evitar repreensões da família ou de amigos! É um quadro muito triste... Pois as cicatrizes vão aparecendo, e elas  cada vez mais, se tornam viciadas nesse ato ...


Resolvi fazer este post, pois vi uma menina no meu orkut fazendo isso, e pensei que poderia ser uma forma de ajudar pessoas que passam por isso!

Pesquisei um pouco sobre o assunto e vejam o que eu achei :

Definição

Automutilação refere-se a comportamentos onde demonstráveis feridas são auto-infligidas. Uma crença comum diz que esse é um método de busca de atenção, entretanto, na maioria dos casos esse fato é equivocado. 

A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para esconde-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tapar suas cicatrizes com roupas. Automutilação, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. 

A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto. Também pode ser usado como substituição de dores corpóreas, isto é, uma dor maior para substituir uma dor menor.

Formas de automutilação

Uma forma comum de AM envolve fazer cortes na pele dos braços (comumente o pulso esquerdo), pernas, abdômen, coxas, etc. O número de métodos automutilantes se restringe à criatividade do indivíduo. Os locais de lesão são, geralmente, áreas escondidas de uma possível detecção por outras pessoas.

Exemplos de formas de automutilação, além de se cortar:

  • Esmurrar-se, chicotear-se
  • Enforcar-se por alguns instantes
  • Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços
  • Apertar ou reabrir feridas (Dermatotilexomania)
  • Arrancar os cabelos (Tricotilomania)
  • Queimar-se, incluindo com cigarro, produto químicos (por exemplo, sal e gelo)
  • Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas
  • Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel
  • Ingerir agentes corrosivos, alfinetes
  • Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.


Fonte : Wikipédia


Muito triste mesmo !  E também encontrei o chamado Projeto Borboleta que foi criado para ajudar essas pessoas que sofrem com esse problema, vejam:


imagem encontrada no Google imagens






Meninas este projeto é muito legal, porque através desse desenho da borboleta, a pessoa começa a criar força de vontade, pois associa a borboleta com alguma pessoa que ela ama ! Achei super válida essa idéia do Projeto Borboleta!

Também aconselho ,  quem tem esse problema,  a buscar de um relacionamento mais profundo com Deus , pois Deus preenche o vazio existencial que muitas vezes sentimos ! Eu fiz o post sobre o vazio do nosso coração e peço que leiam  : Como preencher o vazio do seu coração !

Bom então  é isto meninas , espero que este post possa ajudar alguém, beijos!
19 comentários:
  1. Que lindo ! Adorei a ideia do projeto e pode ajudar milhares de pessoas com qualquer disturbio...adorei o lance da borboleta!
    Amei o post mto educativo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da idéia do post, espero que possa ajudar alguém , beijos!

      Excluir
  2. Oi, ja estou seguindo :)
    Gostei muito do post, é muito triste mesmo :/

    ResponderExcluir
  3. Que coisa né. As pessoas estão precisando muito de Deus.
    Beijossss
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, todos nós precisamos muito Dele, só ele para preencher nosso vazio do coração!

      Excluir
  4. Infelizmente, eu ja sofri com isso, tenho várias cicatrizes,andei fazendo umas tatuagens pra tampar, é realmente muito triste,graças a Deus eu consegui sair dessa coma ajuda do psiquiatra e de um psicologo e meus remedinhos abençoados hehe Eu não conhecia esse projeto da borboleta, talvez ele teria me evitado algumas cicatrizes ;/
    Mas o importante é a pessoa ter em mente que se ela pedir ajuda, socorro, ela sai dessa.
    Gostei do seu post, falando abertamente sobre um tema que muitas pessoas ignorantes costumam descrever como"pessoas que querem chamar a atenção".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por compartilhar a sua história com a gente Rafaella ! Acho que as pessoas as vezes por falta de conhecimento mesmo, gostam de rotular as pessoas como "quem quer apenas chamar a atenção ", isso acontece também com quem sofre com depressão, e fecham os olhos para a seriedade do problema! Acho que devemos ajudar as pessoas e não criticá -las ! Sua opinião foi muito importante e sei que vai ajudar a muitas pessoas que passarem por aqui e lerem seu comentário, mesmo que elas não comentem, saberão que é possível se libertar, beijos e que Deus a abençoe muito !

      Excluir
  5. Que bom que encontrei este post, li e achei super interessante o projeto borboleta... Vou compartilhar em meu blog. Linda sua ideia de falar sobre algo que poucos falam, mas tão próximo de nossos adolescentes principalmente.

    ResponderExcluir
  6. Sim, eu sou adoslecente e apesar de nunca ter conhecido nínguem que eu fizesse acho a ideia linda, ela apela à sensibilidade das pessoas:
    - prefere cortar e matar a borboletinha ou deixa-la viver?
    Muito lindo, amei!

    ResponderExcluir
  7. eu faço issu , nao consigo parar , me chamo pamela e tenhu 16 anos , issu pra mim antes eram apenas cortes agora é um vicio , q nao da pra suporta , eu tento parar mas quando me vejo ja estou me cortando , preciso de ajuda , minha mae ja descobriu , por um descuido meu ela viu as marcas dos cortess , ela viu as cicatrizes que sao muitas , mas nao adiantou nao consegui parar , e ainda me sinto mais culpada ainda , por pensar q um dia ela possa descobrir que eu nao parei e se decpisione denovo comigo , so trouxe problemaas pra minha familia , uma garota desnortiada , com serios pensamentos suicidas , mais uma ves fracassei , tentei mas nao resisti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamy, eu não sou psicologa,mas na minha opinião, é como se isso fosse uma falta de amor próprio, eu pesquisei muito para fazer este post, e cheguei a esta conclusão, a pessoa se sente tão mal consigo mesma que quer se mutilar! O que posso te dizer é que você é uma pessoa maravilhosa, amada por Jesus e pela sua família, fiquei feliz em ver que vc pos jesus na frente de Seu nome, coloque ele a frente de seus problemas e preencha todo vazio do seu coração com o amor Dele, que tudo vai se resolver facilmente, antes do que você espera! Aqui no blog tem várias reflexões tente ler algumas como essa que recomendei ( http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/2011/11/como-preencher-o-vazio-do-seu-coracao.html ) e veja se te ajuda um pouco! Eu não sou ninguém na área profissional para te ajudar, mas já passei por problemas difíceis, e sei como é importante entregarmos nossos problemas nas mãos do Pai, ele já me ajudou em assuntos que humanamente era impossível, super beijos e força você é a menina dos olhos de Deus, e é muito importante para ele e para muitas pessoas, nunca se menospreze, você é um milagre maravilhoso de Deus, beijos e te desejo de todo coração, tudo de bom para sua vida!

      Excluir
  8. Oi, estou precisando de ajuda de alguém. Eu estou pensando em começar a fazer cortes nos pulsos e coxas, para que ninguém descubra o que estou fazendo. Já faz quase um mês estou pensando em fazer isso, já peguei facas da cozinha, passei na mão, mas na realidade nunca tive coragem realmente de ir mais forte e fazer os cortes.
    Mas o que aconteceu hoje está me fazendo criar coragem de começar a fazer isso, mas como já vi muitos vídeos na internet sobre o tema, fazendo alertas para não entrar neste mundo, quero saber o que eu faço.
    Eu fiz uma sacanagem das grandes com o meu melhor amigo, ele ficou com uma garota no mesmo dia que terminou um namoro, eu publiquei no ask da ficante e da namorada dele, contando tudo para elas, perguntas sobre esse assunto. Só que ele está namorando outra e ama muito essa garota e se ela descobrisse isso poderia terminar o namoro deles. Ele começou a ficar espiculando a história e eu não aguentei e comecei a chorar só que ele pensou que o choro fosse por outra coisa, disse que me perdoaria por o assunto que ele imaginava que era disse que não queria mais que eu fizesse aquilo, disse que me perdoaria. Mas eu consegui reverter a situação, consegui apagar as perguntas dos ask, mas o meu amigo começou a perguntar novamente sobre a mesma coisa. Para mim ele já sabia que quem tinha feito isso era eu e só estava esperando que eu confirmasse isso para ele, mas eu pensei errado ele não desconfiava de mim, mas no medo, na pressão confessei tudo. Sei que quando confessei eu estava quebrando toda a confiança que ele tinha em mim, porque eu me julgo muito amiga dele e faço essa sacanagem com o garoto. Ele disse que me perdoa, que só não quer que isso se repita.
    Mas o que me está deixando mal é o fato de eu não acreditar que eu fiz isso com meu melhor amigo, que ainda por cima ele me perdoou. Eu não estou me perdoando, eu estou pensando em fazer alguns cortes na minha pele, para ver se talvez o que eu estou sentindo se alivie, porque ficar como eu estou não está dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, isto de se cortar não é solução para nada , apenas mais um problema que você vai criar para sua vida, fuja o tanto que puder de entrar nesse vício destrivo, e leia a resposta que dei para a Pamy aí cima, ela pode ser útil para você , beijos e se cuida ...

      Excluir
    2. Luciene, obrigada por falar o que falou, para que eu não fizesse isso. Mas eu não estou aguentando. Não estou conseguindo me perdoar pelo que eu fiz, está ficando sério, porque eu era muito amiga desse menino, mas pelo que eu fiz eu não aceito, que eu cheguei nesse ponto e não querer perdoar. Estou querendo saber qual é o problema meu, que me levou a fazer isso, eu não entendo realmente o que me levou a isso. Não sei como posso me perdoar, porque eu estou tentando me colocar no lugar desse garoto, mas eu penso que eu nunca iria perdoar e ele me perdoa, mas eu não consigo aceitar que ele me perdoou pelo que eu fiz. Por favor me ajude, quero ficar melhor e tentar superar isso, mas não está dando certo

      Excluir
    3. Gabi, todos nós estamos sujeitos a falhas, o único perfeito que existiu foi Jesus, e mesmo assim o condenaram! Saiba que Deus te ama do jeito que você é , e que esse fato vai servir para você amadurecer e não cometer o mesmo erro novamente! Devemos ser mais complacentes com nós mesmos, e aprender com nossos erros para não voltarmos a cometê-los ! E caso erramos novamente, tentarmos sem desistir, pois todo ser humano é falho ! Veja este post : http://www.aprendizdecabeleireira.com/2012/03/pai-segura-na-minha-mao.html

      Excluir
  9. Passei por isso durante muitos anos da minha vida, eu esmurrava as paredes, me cortava com cacos de vidro, uma vez ate peguei um alicate de unha e fiquei arrancando pedcinhos de pele do meu braco, ate chegar na carne.. Ate hj tenho as marcas! Mas lutei, sem ajuda de psicologos, contando apenas com ajuda da minha mae e de Deus, e hj sou muito feliz, apesar de todos os problemas! Vi esse post, e pensei em uma amiga minha, que tentei ajudar, mas que se mudou e nunca mais tive contato.. Que Deus a esteja protegendo e auxiliando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara, que bom que consegui superar este problema, Deus realmente é maravilhoso.

      Ore sempre por sua amiga, pois você tem o poder de interceder a Deus por ela, e Ele vai dar forças a ela para sair deste problema também, beijos...

      Excluir
  10. minha amiga se corta e ela nn quer se abri comigo o que eu faço ?

    ResponderExcluir